top of page
Buscar
  • Foto do escritorLL Imóveis

Descubra o tipo ideal de financiamento imobiliário para você

A aquisição de uma casa ou apartamento é uma das maiores conquistas na história de uma família. Isso porque, além do significado, também reflete o resultado de uma grande batalha e organização. Por mais barato que seja, a compra de um imóvel envolve uma quantia de dinheiro difícil de ser obtida de uma hora para outra. São anos de economia familiar, e nem sempre há sucesso no alcance do valor desejado.


Pensando nisso, os financiamentos imobiliários são mecanismos que tem o objetivo de acelerar a compra da casa própria. É um empréstimo concedido ao comprador que possibilita a aquisição do imóvel à vista. Na hora de contratar um serviço desse tipo, é importante ficar atento às taxas de juros e regras envolvendo cada financiamento, escolhendo o que mais se encaixar com o seu perfil financeiro e social.


1) Tipos


Os financiamentos imobiliários podem integrar o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou serem regulados pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).


Sistema Financeiro de Habitação (SFH)


Este modelo é utilizado por grande parte dos financiamentos imobiliários do Brasil. O SFH utiliza recursos da conta poupança e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição ou construção de residencias. Nesta modalidade, os juros são baixos, mas as regras são mais rígidas: a avaliação do bem, por exemplo, não pode ser maior que R$1,5 milhão.


Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)


O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) abarca a compra de imóveis que não se enquadram nas classificações do SFH. São utilizados não apenas para transações de casas próprias, mas também é o formato ideal para grandes investiduras no setor imobiliário. Aqui, as taxas de juros são negociáveis com a instituição credora, entretanto, o dinheiro do FGTS não é válido para aquisições no SFI.


2) Sistemas de amortização


Não importa a modalidade de financiamento, é preciso avaliar as entrelinhas presentes na operação. Para evitar surpresas, é fundamental ter conhecimento sobre os sistemas de amortização das prestações.


Sistema de Amortização Constante (SAC)


Neste sistema de amortização, o valor das parcelas é decrescente. Durante o tempo, há redução da quantia a ser paga em juros, enquanto a taxa de amortização permanece fixa. Na prática, conforme o tempo for passando, o valor das prestações diminui.


Tabela PRICE


No também chamado de Sistema Francês de Amortização, a quantia da prestação permanece a mesma durante todo o processo de financiamento. Neste caso, ao longo do tempo, os juros diminuem enquanto a taxa de amortização aumenta.


Sistema de Amortização Crescente (Sacre)


Este modelo é a junção dos dois anteriores. No SACRE, o valor das prestações vai aumentando até determinado ponto, a partir do qual começa a reduzir.


Gostou?


Agora que você está craque sobre os tipos de financiamento imobiliário, só falta você decidir qual modelo se encaixa melhor com o seu perfil financeiro! Não esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos, para que eles também fiquem informados sobre o assunto.


7 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page